Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Dia do Animal: Câmara de Coimbra introduz inquérito obrigatório para adoptantes

Dia do Animal: Câmara de Coimbra introduz inquérito obrigatório para adoptantes
4 de Outubro de 2007, 17:53
Autor: Fonte: http://www.cm-coimbra.pt/741.htm
Animal no Canil de Coimbra

Coimbra, 04 Out (Lusa) - O Serviço Médico Veterinário Municipal da Câmara de Coimbra vai passar a realizar um inquérito aos interessados em adoptar animais de forma a promover "uma adopção responsável", revelou hoje o vereador Luís Providência.

"Muitas vezes, verifica-se a adopção por instinto por pessoas que, passados uns dias, abandonam os animais", disse o vereador da Câmara de Coimbra à agência Lusa.

O inquérito, apresentado hoje em conferência de imprensa, contém duas dezenas de perguntas sobre as condições que a pessoa interessada em adoptar uma animal do Canil e Gatil Municipal de Coimbra pode garantir, e é acompanhado por um termo de responsabilidade, visando evitar o seu abandono futuro.

A introdução do inquérito obrigatório no Canil e Gatil Municipal começou hoje, Dia Mundial do Animal e do Médico Veterinário, tendo sido acompanhada pela aplicação gratuita do "microchip" (identificação electrónica) em todos os canídeos adoptados hoje.

De acordo com o vereador, o concurso para o alargamento do Canil e Gatil - Centro Municipal de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Coimbra - vai ser lançado até ao final do ano.

Esse alargamento vai permitir criar zonas específicas para albergar animais de grande porte, exóticos e aves, além do aumento das áreas destinadas aos recursos humanos.

Na conferência de imprensa, realizada no âmbito do Dia Mundial do Animal e do Médico Veterinário, foram também divulgadas as campanhas de sensibilização e informação da população sobre as "Regras cívicas a ter com os animais de companhia" em geral e, sobretudo, com os canídeos considerados perigosos ou potencialmente perigosos.

Estas campanhas começaram hoje - Dia de S. Francisco de Assis, santo e patrono dos animais - com a distribuição de panfletos e uma recolha de donativos, continuando a divulgação daquelas brochuras em parques públicos e locais da cidade de maior afluência de pessoas, numa iniciativa que conta com o apoio do Governo Civil de Coimbra e das autoridades policiais do concelho.

Também vão merecer divulgação as actividades e funções oficiais da competência do Serviço Médico Veterinário Municipal de Coimbra (do Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida da autarquia), enquanto autoridade sanitária veterinária do concelho.

Na conferência de imprensa, que decorreu no Canil Municipal de Coimbra, estiveram presentes a médica veterinária da autarquia, Filomena Ramalho, e representantes da PSP e da GNR.

De acordo com o vereador Luís Providência, este ano deram entrada no Centro de Recolha 1040 animais, dos quais 750 eram cães.

MCS

Lusa/Fim

Fonte
Sapo/Noticias- Lusa, 4 de Outubro de 2007

- aslpetrini@sapo.pt (Maria de Lourdes Petrini) [ Europe/Lisbon ] 2007/10/04 22:20

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» aslpetrini@sapo.pt ( Maria de Lourdes Petrini) » [ Europe/Lisbon ] 2007/10/04 23:13
É, calhou ver a notícia quando andava a "passear" e como "felinodependente" pensei logo no site.
Pena que as outras Câmaras não lhe sigam o exemplo.
Beijos
Lourdes

» Becas ( Fernanda Ferreira) » [ Europe/Lisbon ] 2007/10/04 22:21
Uma boa prática a seguir.
Obrigada, por estares em cima do acontecimento.
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus