Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Informação » Notícias

Verão de 2007 é "o pior de sempre" no número de animais abandonados em Portugal - SOS-Animal

26 de Agosto de 2007, 17:45

Lisboa, 26 Ago (LusaTV) - Nunca os portugueses abandonaram tantos animais como este Verão, garantiu à Lusa a fundadora da associação de protecção de animais SOS-Animal, que hoje levou a cabo mais uma campanha de adopção de cães e gatos.

"Temos falado com outras associações, temos comparado estatisticamente com outros anos e todos nós dizemos que este verão tem sido o pior. Tem sido uma coisa horrível", disse Lígia Santos, adiantando como possível explicação a actual crise económica que pode estar a levar muitos portugueses a abandonarem os seus animais por entenderem que estes são demasiado dispendiosos.

"A vida está cada vez mais complicada monetariamente, mas as pessoas têm de entender que quando se adopta um animal é como se fosse um bébé que nós temos para o resto da vida, têm de pensar previamente nas férias, nas despesas de saúde que eles dão, nas despesas de alimentação", alertou.

Apesar de ser difícil saber quantos animais são abandonados anualmente, Lígia Santos estima que possam ser "milhões por todo o país e milhares só em Lisboa" tendo em conta que existem milhares de associações de protecção de animais por todo o país e canis e gatis em todos os municípios.

"As pessoas adoptam no Inverno e quando chega o Verão acabam por abandonar o seu fiel amigo", diz a fundadora da SOS-Animal para quem "o homem não é o melhor amigo do animal".

Contra o aumento de abandonos e na tentativa de arranjar um lar para cada um dos animais da associação e do canil de Lisboa, a SOS-Animal organizou durante o dia de hoje mais uma campanha de adopção de animais no Parque do Alvito.

Habitualmente, a associação tem campanhas de adopção no Parque do Alvito no terceiro domingo de cada mês e no primeiro sábado de cada mês na Casa da Guia, em Cascais.

"Vamos agora ter uma terceira data fixa mensal no Terreiro do Paço (todos os domingos, em parceria com a iniciativa "Aos Domingos Terreiro do Paço é das pessoas") para qualquer pessoa que queira adoptar. Temos sempre muitos animais que estão na rua e que nós tentamos trazer às campanhas", explicou Lígia Santos.

A campanha de hoje não foi o sucesso que a associação gostaria, com apenas dois gatos e um cachorro dados para adopção, todos bébés.

A passar por acaso pelo Parque do Alvito, onde habitualmente costuma ir passear com as filhas, Ana Santos parou para ver os animais para adopção e já decidiu que irá brevemente adoptar dois gatos.

"Não faz sentido gastar dinheiro a comprar um animal numa loja quando existem tantos para serem adoptados", justifica.

SV.

Lusa/Fim

Fonte: Agência Lusa, 26 de Agosto de 2007





- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2007/08/30 18:18

Versão para Impressão Enviar a um amigo

» Froguinha ( Joana Domingues) » [ Europe/Lisbon ] 2007/09/02 23:42
Não consigo compreender os abandonos... Não consigo, pronto... sad.gif

» Snnopa ( Ana Duarte) » [ Europe/Lisbon ] 2007/09/01 00:31
São de uma angústia terrível estes factos... sad.gif

» aslpetrini@sapo.pt ( Maria de Lourdes Petrini) » [ Europe/Lisbon ] 2007/08/31 20:46
Eu também já tinha lido esta notícia, não sei se no Sapo.
E revolta-me esta situação que existe neste país que não respeita os pobre animais que têm a desdita de partilhar o mesmo espaço.
Não concordo com a explicação para o abandono, porque é sempre na altura das fériasx que as pessoas os abandonam.
Se fosse flata de dinheiro, era durante todo o ano. Mas nesta altura é um flagelo.
Mas para as férias não há falta de dinheiro !!!
Todos sabemos que as férias são necessárias e bem merecidas depois de uma ano de trabalho. Mas se aguentam a despesa com o anomal ao longo do ano e nesta altura "os abandonam por causa da falta de dinheiro" então onde arranjam o dito para fazer as férias ?
Para o luxo e o conforto de umas "férias à maneira" sacrifica-se o cão ou o gato e depois arranja-se outro.
O que era necessário é que todas as associações se reunissem, elaborassem um protesto e o apresentasem ao Governo, pressionandio-o, para fazer leis contra o abandono de animas.
Nessa lei, qualquer loja de venda de animais, ou mesmo particulres (e nas exposições de animais isso deveria ser obrigatório - não entrar nenhum animal que não tivesse o chip e devidamente identificado o dono - que antes de vender animais teria forçosamente que lhes colocar um chip e identificar o comprador.
Se isto se fizesse, diminuiria muito o abandono e quem quizesse comprar um animal, pensaria muito bem antes de o fazer.
Também nos Vets deveriam obrigar os clientes com animais para tratar a colocar um chip e a ficarem identifcados.
Ainda se lembram de quando era necessário ter uma licença para se possuir um cão ?
Nessa altura não havia tantos cães abandonas. Custava caro a licença e só mesmo quem gostava dos animais é que os tinha.
Agora não há leis para nada e as que existem ninguém as cumpre e vive-se na Rep das Bananas onde o laxismo impera.
Deixo a sugestão.
Saudações felinas para todos.


» Sumi ( Susana Reino) » [ Europe/Lisbon ] 2007/08/31 16:15
É horrível ler um artigo destes, fico imensamente triste ao saber que as pessoas estão cada vez mais cruéis.

» DiDi ( Diana) » [ Europe/Lisbon ] 2007/08/31 15:52
Cada vez mais o ser humano é mais desprezível... nem que eu cortasse com os meus vícios, as minhas goluseimas, os meus cineminhas, mas os meus animais JAMAIS seriam abandonados por causa monetária! Há pessoas sem um pingo de consciência, E não há desculpa que lhes valha!

» eduardamag ( Eduarda) » [ Europe/Lisbon ] 2007/08/30 19:10
Isto tem q acabar!! Quem abandona um animal não pode ser considerado humano. A nós que damos animais para adopção, temos q ter sp muito cuidado com o dono q escolhemos. Temos q ser selectivos, pedir ao novo dono q assine um termo de responsabilidade e questioná-lo sobre o q ele vai fazer ao animal durante as férias, se ele tem noção dos gastos e cuidados q terá q ter c o animal,etc.
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus