Anúncios | Artigos | Galeria |  Fórum   | Eventos | Utilizadores | Top | Raças | Diários | Quem?

Utilizador:
Password:
Memorizar-me


== ARTIGOS ==
Site Felinus
Lazer
Entrevistas
Clipping
BD
Newsletters
Encontros
Ajuda
Notícias
Sobre o Site
Informação
Raças
Conselhos
Legislação
Notícias
Campanhas
Crónicas
Histórias Felizes
Ficção
Humor
Opinião
Livros
Revistas
Filmes
Lojas
Veterinários
Alimentação




Artigos  » Opinião » Livros

Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães


(Fábula em um Prólogo, Cinco Cenas e um Epílogo)
de Manuel António Pina, Pedro Proença


Editor: Assírio & Alvim

ISBN: 9723707713

ISBN-13: 9789723707717

Ano de Edição: 2003

N.º de Páginas: 48

Encadernação: Capa mole

Dimensões: 24 x 23 cm

Disponibilidade: Normalmente segue para o correio em 10 dias.


Sinopse


Numa recensão sobre a literatura para a infância de Manuel António Pina(revista "malasartes", nº 2), Joana Matos Frias citava uma passagem do diário de Vergílio Ferreira, onde este dizia: "Um livro escrito para crianças tem de visar as crianças, naturalmente, mas aguentar-se numa nova leitura quando essas crianças forem adultos". E Pina, que começou a publicar livros para crianças faz agora 30 anos, é prova comprovada dessa reflexão. Os seus livros são fruto de sucessivas reedições, porque cativam crianças (e jovens, e adultos) hoje, como há três décadas. E cada novo livro seu é um acontecimento.

Chega-nos agora "Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães...", onde se mantém a parceria com o pintor Pedro Proença, autor dos desenhos, e onde Pina questiona, com muito humor, como seria a vida dos humanos se os animais fossem os seus donos. Trata-se, como refere o subtítulo, de uma fábula - com uma moral, portanto,- em um prólogo, cinco cenas e um epílogo. "Chegou a hora do espanto!/ Chegou o grande momento/ em que tudo é fingimento!/ (...) Chegou a hora de rirmos/ de nós mesmos e dos outros!" E começa a história:

"Numa terra muito distante/ (Deus nos livre que fosse aqui)/ o Rei era o Elefante,/ o Primeiro-Ministro o Sagui./ Não se podia ser gente ali:/ (...) Vida de pessoa era vida de cão." E depois, funciona tudo ao contrário do nosso mundo. Os animais têm pessoas de estimação, algumas estão guardadas em gaiolas, dois homens querem fugir, roubam a chave da porta e vão ser julgados por isso. Colocam-se questões: os homens são melhores ou piores que os animais? Comportam-se melhor ou pior que eles? "Ou tem o homem razão/ e o animal também?/ Ou nenhum deles tem?/ Ou nenhum deles tem nem/ deixa de ter razão? (...) Perguntem aos vossos pais, perguntem/ às vossas mães!/ (...) Perguntem aos vossos gatos, perguntem/ aos vossos cães!"

Para pais, mães e filhos. (E, quem sabe, gatos e cães).


http://www.webboom.pt/

Já leste este livro?
Dá-nos a tua opinião!




- Becas (Fernanda Ferreira) [ Europe/Lisbon ] 2007/06/06 19:10

Versão para Impressão Enviar a um amigo
TERMOS DE USO | Regras de Utilização | Felinus e Cia. - © 2001 - 2024 Equipa Felinus