Gatinha encontrada, há 3 dias, debaixo de um carro na minha rua, ferida e praticamente a morrer de fome e de sede. Supostamente, andaria aqui pelo bairro há vários dias e tinha ar de quem não comia (ou não comia decentemente) há um mês. Está esquelética (pesa cerca de 1,5 kg), completamente desidratada (quase nem se conseguia sangue para análises) e anémica (a anemia é tal que a máquina nem leu o valor do hematócrito e, para além de todos os tratamentos que já está a fazer, talvez precise de uma transfusão).
Além disso, tem queimaduras nas costas, que podem ter sido causadas por ter entrado no motor de um carro, que a deixou longe de casa e num sítio onde não sabe procurar e obter comida. Claro que não consegui deixá-la na rua e está internada na minha veterinária, a soro e com carradas de medicação (antibiótico, infermum e dois estimulantes da medula, para a ajudar a produzir glóbulos vermelhos), a ver se recupera.
Sabem quem a perdeu? É uma gata esterilizada (tem a orelha esquerda cortada na ponta, o que é o sinal internacional para indicar que as gatas o estão). Não sabemos se terá vindo de uma colónia de rua, onde era tratada, no motor de um carro. Ou se terá fugido de casa dos donos ou sido abandonada pelos mesmos.
Não tem chip e tem uma pata traseira e uma orelha besuntadas com o que parece ser mercurocromo. Se puderem passar palavra, agradeço. Se veio no motor de um carro, pode ter vindo de qualquer local. Vamos lá ver se alguém a reclama e, mais importante ainda, se recupera…
Obrigada, desde já
Isabel
PS Para qualquer informação, os contactos são icvcabral@netcabo.pt e 929 094 765.