Autora: Carla Maia de Almeida
Editor: Editorial Caminho
Colecção: Livros dos Quatros Ventos
ISBN: 9722117424
Ano de Edição: 2005
N.º de Páginas: 80
Encadernação: Capa Dura
Dimensões: 21 x 29,7 cm
Sinopse
Esta é a história de um encontro significativo, capaz de mudar o rumo das personagens e levá-las até lugares inesperados. De como as viagens, no sentido de busca e construção interior, nos conduzem à descoberta do Outro - o duplo, o diferente e o distante. Para crianças a partir dos 8/9 anos, idade em que cresce a curiosidade pelo mundo, e para todas as idades em que esta se prolonga.
http://www.webboom.pt/
Notícia sobre o livro:
Lisboa, 24 Out (Lusa) - "O gato e a Rainha Só" é a obra que marca a estreia da jornalista Carla Maia de Almeida na literatura infantil e que a autora define como sendo para crianças a partir dos 8/9 anos.
O livro, ilustrado por Júlio Vanzeler e que chega às livrarias esta semana, tem como temas a identidade, a importância de um encontro e a noção de viagem enquanto busca e construção individuais.
A história d'"O gato e a Rainha Só" - "para crianças a partir dos 8/9 anos" e para todas as idades em que a infância se prolonga - começa com um incêndio no qual o gato perde a casa onde vive, o que o leva a iniciar uma viagem em busca de um novo espaço ao qual sinta pertencer.
"É um livro muito autêntico", resultante dessas "ideias que ganham corpo, peso e sombra, em vez de viverem só no plano mental de cada um, ideias que se comunicam", explicou à Lusa Carla Maia de Almeida, para quem as ideias têm origem "num lugar muito antigo e subterrâneo, do qual às vezes temos a sorte de ter um vislumbre".
Entre o momento em que as primeiras ideias ganharam forma e aquele em que o livro ficou pronto passaram cerca de três anos, "com muitas pausas pelo meio, umas forçadas e outras não", mas Carla Maia de Almeida não teve pressa, porque "tinha a certeza de que o livro estaria pronto quando achasse que era a hora de estar pronto".
"Deixei-me livre para que as palavras surgissem, um luxo que nem sempre se pode ter na escrita jornalística", conta a autora, que considera essa uma das razões para, às vezes, não se sentir "muito jornalista", embora também não se sinta escritora.
Editado pela Caminho, "O gato e a Rainha Só" desafia à reflexão sobre "esse eixo que está entre a casa e o mundo", já que "vivemos entre um extremo e outro e não temos que nos sentir obrigados a pertencer a um sítio só", revelou a autora.
O livro mostra também que a tolerância é o caminho para entender o Outro, "para uma maior compreensão do que é a vida e para a experiência de nos tornarmos pessoas mais inteiras e mais completas", declarou a jornalista.
Não querendo desvendar muito do livro, a autora avançou à Lusa que "talvez as duas personagens não sejam realmente duas" e revelou o seu desejo de que "O gato e a Rainha Só" ponha as pessoas "a fazer perguntas, de preferência perguntas a que não sabem responder imediatamente, pois geralmente são as mais interessantes".
Carla Maia de Almeida nasceu em Matosinhos em 1969, aos dois anos considerava "O Gato das Botas" o livro da sua vida e, aos 33, começou a pensar na história d'"O gato e a Rainha Só", que viria a escrever entre Portugal e a Nova Zelândia.
Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, começou por trabalhar no semanário SE7E, sendo actualmente colaboradora das revistas Notícias Magazine, Blue Travel e Ler, entre outras.
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=600909
Já leste este livro? Dá-nos a tua Opinião! |