Hoje é o Dia Mundial do Animal. De Norte a Sul do país, associações e autarquias prepararam uma série de iniciativas para assinalar a data e, este ano, o leque é mesmo bastante variado. Das tradicionais campanhas de adopção aos colóquios, passando por convívios de animais e respectivos donos, damos aqui a conhecer algumas das acções preparadas, quer para hoje, quer para os dias que se seguem.
Comecemos pelo dia de hoje e pela peça de teatro sobre animais proposta pela Câmara de Valongo, que agendou também uma demonstração canina, um workshop sobre tosquia e um concurso canino aberto a todas as raças. Já na Trofa, a Autarquia assinala a data com a exposição "O Meu animal de estimação", promovendo ainda uma campanha de adopção de cachorros.
Também em Braga será feita uma campanha de adopção, promovida pela Associação Bracarense dos Amigos dos Animais, recentemente criada. A iniciativa "Adopte e salve uma vida" visa, essencialmente, encontrar donos para os cães e gatos que se encontram no canil municipal.
A Câmara do Seixal, que tem um programa em curso desde o dia 1, encerra as comemorações com a realização do colóquio "Animais de companhia uma questão de saúde e cidadania". Em Évora, a praça do Giraldo é palco de uma campanha de angariação de alimentos, mantas e cobertores, ao longo do dia. Já em Lisboa, a associação Animal volta à problemática da utilização de animais em circos, apresentando, em conferência de Imprensa, um relatório sobre o tema.
Para fechar o leque de iniciativas agendadas para hoje, só mais duas notas a Sociedade Protectora dos Animais de Lisboa comemora a data distribuindo rações pelas associações mais necessitadas, ao passo que o Zoo de Lisboa dedica a jornada ao apadrinhamento individual.
Amanhã, a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal promove um colóquio, em que vão ser debatidas as questões vegetarianismo e a criação animal, experimentação animal e alternativas e, por fim, animais de entretenimento na legislação Portuguesa. Já a Sociedade Protectora dos Animais de Guimarães aproveita o feriado para fazer uma acção de adopção.
No próximo sábado, haverá um desfile organizado pela Associação de Protecção dos Animais Abandonados do Cartaxo. Para o mesmo fim-de-semana, o Midas programou um leque variado de iniciativas, destinadas tanto a animais como aos donos.
Autora: Isabel Peixoto
Fonte:
http://jn.sapo.pt/2005/10/04/etcetera/dia_mundial_animal.html |