|
A colónia da Mafalda |
Ponho como título colónia da Mafalda, porque é assim que ela é conhecida cá no felinus. Na verdade devia-se chamar “colónia de Salgueiros” pois fica ao fundo da travessa de Salgueiros, no Porto (transversal da rua Antero de Quental).
Autor: Alexandra Soares | | Num dia de sol alguns meninos já esterilizados e outros ainda não. |
Tudo começou um dia de Maio, quando ouvi um gatinho miar incessantemente pela mãe.
Durante dois dias procurei ignorar, pois sabia que se fosse investigar me meteria “em sarilhos”. É claro que acabei por ir investigar!!! Em vez de um gatinho (que nunca mais ouvi miar nem sei o que é feito dele... :( ) vi um terreno cheio de gatos, magros todos, com ar doente alguns. E uma gatinha com um ferida impressionante à volta do pescoço. Fui buscá-la no dia seguinte e essa gatinha tornou-se a Mafalda. Leiam mais sobre ela em http://www.felinus.org/forum/viewtopic.php?t=2628&postdays=0&postorder=asc&start=0
O passo seguinte foi contactar a CATUS do Porto para saber da viabilidade de proceder à esterilização dos gatos daquela colónia. Gatas prenhas de olhos tristes olhavam para nós e pediam comida... Com a ajuda da Tânia (chitamota aqui no felinus), voluntária da CATUS, contactaram-se as pessoas que alimentam os animais, e todas garantiram o seu apoio. Posto isto, mãos à obra!
Autor: Alexandra Soares | |
Já vamos em 14 animais esterilizados, quase todos restituídos à liberdade. Um gato com um problema grave de estômago, que o impedia de comer, foi tratado, e voltou a tornar-se no gato lindo que antes fora. Um outro, preto, lindo, com uma pata partida, encontra-se em recuperação.
Com mais ou menos ajudas, com mais ou menos problemas, temos conseguido levar o trabalho a cabo. Já reunimos mais de 500€, mas as despesas acumulam-se e tememos que venham a ultrapassar os 800€. A cada passo aparecem gatos novos que não tinhamos contabilizado ainda, que aumentam muito às despesas. É sempre possível ajudar, e há várias formas de o fazer.
Autor: Alexandra Soares | |
- Algumas gatas têm gatinhos escondidos que, quando surgirem, têm de ser apanhados. Talvez haja quem se ofereça para FAT e esses gatinhos possam ser adoptados um dia. Caso contrário terão de ser mantidos no local e posteriormente esterilizados pela CATUS.
- Para os pós-operatórios das gatas precisamos de transportadoras grandes, onde uma gata tenha espaço, uma vez que fica lá dentro cinco a sete dias enquanto recupera. Quem tiver uma que possa dispensar é sempre bem vindo.
- A partir de Setembro eu poderei, por imposições da minha profissão, não conseguir assegurar os pós-operatórios das fêmeas. Preciso de quem se ofereça para ter em casa nem que seja uma só gata dentro duma transportadora.
- Finalmente, as despesas vão-se acumulando. Um bocadinho a cada não custa muito e pode fazer uma diferença abismal. Quem quiser contribuir, a sua ajuda é mais do que bem vinda. Pode ser feita através da conta felinus, da qual eu tomo a liberdade de colocar o NIB: 0035 0259 0000 8023 6006 5. Deve ser ainda enviado um email para abatalha@sapo.pt a indicar que foi feita uma transferência para a colónia da Mafalda e qual o valor transferido. E com os dados necessários (nome, morada, n.º de contribuinte) a CATUS passará recibos de todos os donativos efectuados.
-Quem não puder contribuir com mais nada, pode sempre, se quiser, contribuir com o seu tempo. Acompanhar-me à colónia, ajudar a capturar os gatos, pois duas pessoas trabalham sempre mais rápido do que uma só.
Leiam mais sobre a colónia em http://www.felinus.org/forum/viewtopic.php?t=2680&postdays=0&postorder=asc&start=0
http://www.felinus.org/forum/viewtopic.php?t=3117
|
|
Versão para Impressão Enviar a um amigo |
|