O Tonquinês é uma raça criada na América do Norte nos anos 1930, a partir do Siamês e do Burmês. Foi reconhecido em 1974 pela Canadian Cat Association (Canadá) e pouco tempo depois pela Cat Fancy Association - CFA (EUA). A partir de então não foram mais aceites quaisquer cruzamentos com Siameses ou Burmêses.
Se o Tonquinês é relativamente bem conhecido na América do Norte, ele é raro na Europa, onde é apenas reconhecido em clubes independentes. Por seu lado, no «velho-continente» os Tonquineses são gatos que descendem do cruzamento directo de Siamês com Burmês. | Ninhada de vários tipos de tonquineses |
| Tonquinês Natural |
TONQUINÊS PADRÃO
O Tonquinês possui uma morfologia intermediária entre a longa do Siamês e a média do Burmês. A cabeça é um pouco mais longa que larga, e quando vista de perfil observa-se uma depressão («stop») muito ligeira. As orelhas são de tamanho médio. Os olhos, de forma ligeiramente amendoada, e de uma característica cor azul-mar com reflexos verdes.
A pelagem é curta e densa. A repartição da pigmentação do pelo é intermediária entre a que se observa no Siamês e a do Burmês. Assim, as extremidades (orelhas, cabeça, pontas das patas e cauda) são escuras como as do Siamês. A transição para a cor mais clara do corpo, que se assemelha à observada no Burmês, é muito progressiva.
VARIEDADES | Tonquinês Champanhe |
A CFA considera 5 variedades. O termo «vison» tem em conta a atenuação da cor do corpo (em Inglês o termo é «mink»):
VISON NATURAL: A cor do corpo é castanho-quente, enquanto a das extremidades é chocolate escuro, tal como a do nariz e almofadas plantares.
VISON CHAMPANHE: A cor do corpo é bege doce, a das extremidades castanho clara e a do nariz e almofadas das patas é rosada ou castanho clara.
VISON AZUL: A cor do corpo é cinza-azulado, enquanto a das extremidade e almofadas plantares é cinza.
VISON PLATINA: A cor do corpo é de um prateado muito pálido, a das extremidades é um prateado mais escuro e a do nariz e almofadas das patas é lavanda ou rosa escuro.
VISON MEL: A cor do corpo é de um creme claro, a das extremidades é castanho-avermelhado e a do nariz e almofadas plantares avermelhada.
TEMPERAMENTO E CRIAÇÃO | Tonquinês Azul |
O Tonquinês é um gato activo, como o são as suas duas raças de origem. Muito sociáveis e afectivos. Se procura um gato de sofá bem independente, este não é o gato para si. Têm bastante personalidade, chegando a ser teimosos mas são tão ternos que é impossível zangar-se com ele. Gostam de estar com pessoas, crianças, outros gatos e cães. Não gostam de estar sozinhos ou sem atenção; mais do que gatos que miam para si próprios, os Tonquineses são capazes de «conversar», esperando respostas suas prosseguindo assim um diálogo consigo. Apreciam lugares altos e observar tudo o que se passa em casa, detestando portas fechadas.
A criação desta raça é um pouco particular, uma vez que a união de dois Tonquineses de linha pura (o que é norma na América) dá, de acordo com as leis da genética, uma descendência homogénea sobre o plano morfológico, mas heterogénea no plano das cores: observa-se em média 2 gatos de padrão Tonquinês, para 1 gato de padrão Siamês e 1 gato de padrão Burmês. Por seu lado a união de um Siamês com um Burmês (tal como se pratica na Europa), dará uma 1ª geração homogénea tipo Tonquinês quanto à morfologia e à cor, mas na 2ª geração surgirão ninhadas heterogéneas no que respeita à morfologia e à cor.
| Tonquinês Platina |
BIBLIOGRAFIA:
«Le Chat»; Editora Larousse; Autor - Dr. Rousselet-Blanc
Páginas na Internet :
http://www.fanciers.com/breed-faqs/tonkinese-faq.shtml
http://www.cfainc.org/breeds/profiles/tonkinese.html
http://freespace.virgin.net/angisan.cats/images/shadsss.JPG |