Intérpretes
Albert Brooks
Ellen DeGeneres
Alexander Gould
Data de estreia
05-12-2003 (nacional) | 30-05-2003 (mundial)
Versão Portuguesa
Vítor Norte, Paulo Oom, João Lagarto, Rui Paulo, Rodrigo Paganelli, Carlos Paulo, Rita Blanco e Helena Laureano
Prémios e Nomeações Óscares: vencedor do prémio de filme de animação; nomeação para argumento original, efeitos sonoros e orquestração; Globos de ouro: nomeação para filme (comédia/musical);
Quando o peixe Nemo é apanhado e levado para longe de casa, Marlin tem de ir à procura do filhote com a ajuda de Doris. O pai super-protector e a simpática mas esquecida amiga vão embarcar numa grande aventura que os fará cruzar com tubarões vegetarianos, tartarugas surfistas e gaivotas zangadas
Descrição e Apreciação:
Apesar do filme ter estreado já em 2003, só no final de 2004 tive oportunidade de o ver em DVD, pelo que sendo o Felinus e Cia, dirigido a todos os animais, achei oportuno partilhar convosco a minha opinião sobre este filme de animação.
Logo no início, somos apresentados a um dos protagonistas, o pai de Nemo, Marlin, um peixe-palhaço que perdeu a sua esposa. Salva-se milagrosamente um ovinho - Nemo, a quem Marlin protege em demasia, até porque o peixito tem uma barbatana curta e tem alguns problemas em nadar.
Nemo tem, finalmente, o seu 1º dia de escola, que começa com uma visita de estudo à 'dropoff', o limite entre a zona segura e a parte mais funda do oceano. Como qualquer "miúdo" curioso e espicaçado pelos restantes peixes, aventura-se mais longe e acaba capturado por um mergulhador.
Aqui começa a aventura de Nemo. Marlin ao ver o seu filhote a ser "raptado" enche-se de coragem e começa a sua longa viagem à procura de Nemo através do Oceano. Pelo caminho encontra Dory, uma peixe amnésica que o ajuda na sua aventura.
A nível gráfico este filme é excelente, muito bem conseguido. O fundo do mar, com as suas cores e ondulações suaves, está magistralmente recreado - e tão paradisíaco... Dá vontade de dar uns mergulhos, espreitar cada recanto.É uma história muito gira, com valores (o amor de um pai, o valor e a força de uma amizade verdadeira, etc).
Quanto às personagens, são peixinhos (e peixões) com vida e personalidade própria, com falas geniais e expressões adoráveis.
eu gostei muito do filme, na versão original. e a expressao "fish are friends, not food" ficou-me na memória!
achei original, e como ja foi dito a pixar e de facto uma lufada de ar fresco em relação aos tradicionais desenhos animados! cada x mais eles são tb para adultos, e eu confesso que há temporadas em que no cinema só vou aos desenhos animados
Adorei o filme, fartei-me de rir, toda a gente gosta mais da versão original mas eu gostei imenso da versão portuguesa, acho que está muito bem feita, a voz da rita blanco, está demais.
Adorei o Nemo. Acho que a Pixar foi como uma lufada de ar fresco na animação... ok, não é animação "tradicional" mas é espectacular!
Uma pitadinha de drama aqui com alguma acção e muita comédia inteligente sem qualquer tipo de lamechiçe irritante, e muito engraçadas as "piscadinhas de olho" a outros filmes (platoon, etc etc).
Tb prefiro versão original se bem que compreendo a dobrada por causa dos mais garotos, e pelo que tenho ouvido as dobragens estão felizmente cada vez melhores em Portugal.
Ah, já me esquecia: a parte dos tubarões anónimos tb está de morrer a rir!!! "Oi, eu sou o (ups, não me lembro do nome) e não como peixe há um dia. Os peixes são nossos amigos" he!he!
Eu adorei o filme!!! Acho-o muito pedagógico e as cores e a estória estão demais. Uma das partes de que mais gostei foi a da Doris a falar "baleês". De vez em quando, o meu enteado pede-me para falar com ele nessa língua... LOL
Este filme é muito giro, também adorei as gaivotas e os tubarões. Mas filme da Pixar para mim foi os "Monstros e companhia". Fabuloso! E claro, na versão original, abomino dobragens.
Para mim o Finding Nemo não foi um dos melhores filmes de animação que já vi!
Pela apresentação fiquei na espectativa de ver um filme cheio de acção e comédia... Afinal as partes engraçadas estavam todas na apresentação e o filme desenrola-se a um ritmo mais lento daquilo que esperava.
Mesmo assim adorei a Dory! O entusiasmo dela!
Eu adorei este filme! E tanto adorei que o vi duas vezes seguidas! Para mim, filmes de animação da Pixar e afins têm de ser na versão original; não tenho nada contra a dobragem portuguesa, até sei que as mais recentes têm uma qualidade surpreendente, mas prefiro a Ellen DeGeneres a falar baleia. As minhas personagens favoritas são, sem dúvida nenhuma, as gaivotas ('Mine? Mine, mine, mine!') e o clube dos tubarões anónimos ('Fish are friends, not food!'). Gostei tanto do filme que partes do diálogo se tornaram private jokes entre mim e o meu marido. Mmm, acho que vou ver o filme outra vez!