Nesta altura do ano é tradição tomarem-se resoluções para os próximos 365 dias. São geralmente promessas pessoais que nos levam a melhorar-nos.
Mas não se pense que nós, humanos, somos os únicos a tomar essas resoluções. Os nossos amigos felinos também o fazem, embora não as considerem como promessas de melhoramento, mas sim de “afinamento”. Afinal, o gato aceita que ninguém é perfeito, embora considere que ele próprio se aproxima muito de o ser.
Fizémos uma pequena pesquisa entre os membros peludos das nossas famílias e reunimos aqui algumas das mais frequentes resoluções tomadas.
Autor: Alexandra Melo
Resolução n.º 1
Prometo emagrecer um pouco
Ser mais crescido significa que existe mais de mim para amar, mas talvez eu possa perder um pouco de peso, se me for dada a oportunidade e os melhores brinquedos para eu brincar. Mas li numa revista que também se perdem calorias a dormir, por isso vou começar por aí...
Autor: Paula Gomes
Resolução n.º 2
Tentarei ser mais simpático com os estranhos
Não virarei costas ou me assanharei aos recém-chegados logo à partida. Em vez disso, dar-lhes-ei a chance de coçarem atrás da minha orelha ou debaixo do queixo antes de desaparecer debaixo da cama ou de lhes deixar uma marca personalizada nas pernas.
Autor: Isabel Cabral
Resolução n.º 3
Serei mais meigo com os membros da minha família
Ronronarei mais e de forma mais apaixonada para todos os membros da família, excepto o cão – a não ser que ele prometa deixar a minha comida e os meus brinquedos em paz.
Resolução n.º 4
Prometo que vou procurar outro membro da casa para fazer companhia quando o meu dono estiver na caixa de areia dele
Nestas alturas parece que nunca me querem por perto... E eu que acho que é a melhor altura para lhes pedir festas e roçar-me nas pernas deles. Afinal de contas, enquanto ali estão, não vão a lado nenhum, porque não fazer-lhes companhia e aproveitar para brincar?
Autor: Poliana
Autor: Susy
Autor: Filipa Bastos
Autor: Ricardo
Resolução n.º 5
Serei mais simpático com os pássaros, hamsters e peixes em minha casa
Se eu for mais simpático, talvez eles queiram sair e vir brincar comigo...
Autor: Filipa Bastos
Resolução n.º 6
Não serei tão picuinhas quanto à minha comida
Desde que tenha a textura correcta, gosto e temperatura adequada, e se me for dada quando EU quiser, várias vezes ao dia. Caso contrário... Blaaaaaagh...
Autor: japc
Resolução n.º 7
Deixarei as cortinas, móveis e sofás em paz e farei a manicure apenas no meu arranhador
Afinal, é para isso que ele serve. Além disso, já fiz suficientes marcas na casa para mostrar a quem é que isto tudo pertence.
Autor: anokas
Resolução nº 8
Deixarei de mergulhar a cabeça e as patas dentro do caixote do lixo
Não sei porquê, mas os meus donos ficam possessos quando me vêem com molho de tomate na ponta dos bigodes e as marcas das minhas patas pelo chão da cozinha e nos tapetes.
Autor: Filipa Bastos
Resolução n.º 9
Vou parar de esconder coisas debaixo dos sofás e dos móveis
Já não tenho espaço para mais nada, de qualquer forma. Há alguém cá em casa mesmo muito empenhado em encontrar o cartão do telemóvel – e já estão a fazer demasiado alarido sobre isso...
Resolução nº 10
Vou deixar que todos durmam até mais tarde
Suponho que às 4 da manhã é um bocadinho cedo para fazê-los levantarem-se para me dar de comer. Posso fazer um esforço e aguentar até às 4h15.
Autor: Inesss
Resolução nº 11
Deixarei de me esconder nos roupeiros
Parece que os meus humanos não gostam de roupas peludas... e eu que faço tanto esforço em roçar-me nas roupas (e em tudo o resto cá em casa) para lhes mostrar como gosto do cheiro deles... Se têm tantos problemas em que os meus pêlos se vejam nas coisas de pêlo deles, porque não usam umas mais parecidas com o meu tôm, que é o mais bonito que existe cá em casa?
Autor: Filipa Bastos
Resolução nº 12
Deixarei de ir para cima da bancada da cozinha
De qualquer forma, a única coisa que sabem fazer é repreender-me, atirar-me com água ou gritar comigo. Mais cedo ou mais tarde, quando todos saírem, posso ir patrulhar a bancada com toda a calma. Basta ter um bocadinho de paciência.
Resolução nº 13
Deixarei de brincar às escondidas naquelas alturas "críticas"
Embora eu ache que é a altura mais divertida, os meus donos não ficam muito contentes quando querem ver onde estou antes de sairem de casa ou quando querem levar-me ao veterinário. Eu acho piada vê-los a abrir vezes sem conta as portas de cada divisão, deitarem-se no chão à minha procura debaixo dos móveis ou a abrir as gavetas do roupeiro, enquanto eu os observo, calmamente, do topo do armário.
Autor: Filipa Bastos
Resolução n.º 14
Tentarei não ceder à tentação dos petiscos
Os humanos têm umas comidas com uns sabores muito apetitosos, mas dizem sempre que "não é para mim". Pura tortura!!! E depois ficam muito zangados quando eu decido tirar do prato deles e levar para o tapete para decidir por mim próprio se "não é para mim"...
Autor: japc
Autor: ang3l
Resolução n.º 15
Serei mais tolerante com aquelas brincadeiras de me colocarem lenços e chapéus
Não lhes acho nem uma pontinha de graça, mas as cores de facto fazem realçar o meu lindo pêlo, e as cores dos meus olhos ficam muito mais brilhantes.
Tens mais exemplos de situações em que gostavas que o teu gato fizesse uma promessa de ano novo? Conta-nos quais.
"Eu Amora vou prometer nao levar mais bonecos para a cama, dormir sem por os bigodes no nariz da minha dona, arranjar um espaço p me enroscar e n a mandar para fora da cama (fico toda feliz qd ela se levanta, estico-me mas dps la vou eu ter c ela pq me sinto sozinha), comer menos e nao arranhar os moveis e ainda vou pensar no caso se me deixo agarrar para umas festas ou se é so qd me apetece , cm de costume"
"Eu Cuca prometo nao ser tão chata e nao miar como senao houvesse amanha, prometo nao morder mais e tomar os medicamentos qd tem que ser (de preferencia nunca)"
"Nós as duas juntas prometemos ter juizo" eheheheheheh
Só agora vi este, burraaaaaaaa.
Já tinha escrito no artigo dos cães, e não vi o dos gatos (será da idade ou dos óculos?)
Pois os meninos lá de casa tinham muitas promessas para cumprir, mas não acredito que queiram cumprir alguma.
Mais uma vez digo, gostei, temos aqui mais uma escritora.
A promessa que eu gostaria de ouvir do meu Churchill: Prometo que não vou saltar mais do roupeiro para a cama enquanto estiveres a dormir para não apanhares aqueles «flashes». É que eu não sou nada levezinho .
A promessa da Sininho: prometo que não vou passar a correr por cima de ti enquanto dormes e que não vou atirar com as chaves e o cinto do Hugo ao chão sempre que ele os pousar.
"Deixarei de 'mamar' na camisola da minha dona quando estou a sonhar e acho que é a minha mãe, isto pk ela fica com as camisolas todas babadas" Ass: Pandora
"Prometemos evitar usar a caixa da areia quando a mamã duas patas está a lavar os dentes (mas vamos perder umas lindas caras que ela faz, lá isso vamos), bem como quando ela está a preparar-se para tomar banho"
"Eu, Igas, prometo encostar-me menos às pernas da mamã quando vamos nanar, porque ela diz que adormece de um lado da cama e acorda do outro, não quero que ela acorde porque caiu da cama! Também vou tentar meter-me menos em cima das pernas dela, que eu estou mais cheiinho (de amor para dar, claro)"
"Prometemos parar os segundos necessários para que a mamã nos fotografe quando estamos a fazer aquelas coisas que a fazem dizer. com voz melada: "Aiiii, que liiiiindos que eles estão assim, juntinhos!"
"Prometemos fazer a Hora da Travadinha (que é o que a mamã e a vovó chamam à hora em que corremos pela casa como se o próprio Satã nos perseguisse) a horas decentes e, em especial, prometemos não saltar para cima de nenhuma sem aviso, nestas alturas, caso estejam a dormir ou a comer (já aconteceu um prato quase ir para o chão... pena nossa que não tenha ido, era peixinho!"
Ass: Squish e Igas
Estas resoluções de ano novo serão escrupulosamente cumpridas caso a mamã nos dê TODA a atenção táctil e gastronómica que desejamos!
" Não vou mais encravar a impressora e rasgar as folhas que da 2 patas..(ai, ai..mas aquela máquina deixa-me extremamente nervosa..vou tentar controlar-me)"
Becas
Adorei Felipa, está girissimo. Acho que a Xinha já leu o nº 10 porque agora espera pacientemente até às 6,30 e muitas vezes até às 7 para me acordar.
Xinha: prometo tentar não saltar para cima da minha Mãe quando ela está ferrada a dormir. Ela fica muito assustada e dá saltos na cama mas, não percebo porquê, eu só quero dizer-lhe bom dia.....
Deixarei que me cortem as unhas, dêem comprimidos e coloquem na transportadora sem fazer mortos nem feridos.
Deixarei a minha dona teclar no computador sem querer brincar com os dedos dela e morder-lhe os pulsos.
Deixarei de correr para as escadas de cada vez que alguém entra em casa.
As minhas meninas acrescentam: «Não farei mais "franzidos" nas cortinas»!!!
A Ísis: «Não voltarei a achar que os 2 patas me querem matar cada vez que me tentam tocar ou colocar na transportadora para ir ao vet.» (Mas cá p'ra mim esta vai ser difícil para ela de cumprir... )
" Quando estiver ao lado da minha dona na cama, à noite, prometo deixá-la dormir sem estar todo o tempo a dar turrinhas ou a querer conversa"
Filipa, PARABÉNS pela excelente ilustracão e pelos deliciosos comentários dos bichanos
" Passarei a ser mais tolerante ao partilhar o calorifico com os meus donos e com os meus outros amigos gatos q partilham a casa. "
" Tentarei arranhar o menos possivel a minha dona e de fazer tanta careta cada vez que ela me dê aquela pasta viscosa e peganhenta a que eles chamam de "desparasitante", tentando imaginar que sabe a frango ou a camarão".
Parabéns!
Uma resolução da becas:
"Aceitarei educadamente aqule compromido amargo (acho que é desparasitante), desde que a seguir receba um saboroso petisco!
Está espectacular, muito engraçado mesmo. Ilustra mesmo aquelas coisinhas do dia.
Eu acrescentava a promessa dos gatos em não brincar com os atacadores das botas que estamos apressadamente a apertar de manhã quando já estamos quase atrasados para ir trabalhar.Hehe
Outra: Estando o gatucho descansadamente a dormir durante o serão, não decidir começar com as maluqueiras de andar a voar pela casa toda depois da luz e da televisão serem apagadas e o desgraçado do dono só consegue adormecer uma hora depois.