Funcionários da Câmara Enforcaram Cão em Almodôvar
Uma equipa de trabalhadores da câmara de Almodôvar enforcou um cão, na presença de dezenas de jovens estudantes, quando, no passado dia 11, foi chamada para recolher o animal doente, abandonado e em grande sofrimento. Os funcionários, que tinham ordem para capturar o animal, optaram por abatê-lo no local onde foi encontrado, nas traseiras da escola secundária.
Os jovens que presenciavam a cena reagiram aos gritos quando viram o cão pendurado pelo pescoço numa corda. Indiferentes aos protestos, os captores apressaram a morte do animal à paulada.
Jorge Alves vice-presidente do conselho executivo da escola secundária de Almodôvar, confirmou que no dia 11 de Novembro, o abate do animal ocorreu nas traseiras do recinto escolar e teve os alunos como testemunhas oculares. Apesar de já terem passado alguns dias os jovens - "extremamente alterados" - foram entretanto ouvidos pela GNR local, na sequência de uma denúncia que receberam da Liga de Protecção dos Direitos dos Animais (LPDA).
Arlindo Ramos, dirigente desta organização disse ao PÚBLICO que o abate do cão nestas condições lhe merece "a mais profunda discordância" . E adiantou que está a tentar averiguar junto da câmara quais os motivos que levaram os funcionários "a proceder da forma como procederam", embora reconheça que se trata de uma prática "muito corrente" no concelho, sobretudo entre as pessoas mais velhas, que "têm o hábito de matar os animais enforcando-os ou abatendo-os a tiro".
Arlindo Ramos diz que observa com frequência formas "desumanas" de tratar os animais. Recentemente foi confrontado com matilhas de cães que são utilizados nas batidas aos javalis e que se encontravam presos dentro de cercas "comendo-se uns aos outros com fome". Dezenas de animais estavam de tal forma de debilitados "que já não se conseguiam levantar" e " nem uma pinga de água tinham parta beber, em pleno Verão, só porque os donos não querem saber deles".
O dirigente da LPDA diz que, no Alentejo, a situação assume uma dimensão preocupante sobretudo nas épocas de caça, quando os cães são abandonados e às vezes amarrados às árvores por os donos os considerarem maus para a caça. Muitos dos animais acabam mortos sob os rodado das viaturas ou juntam-se em matilhas que atacam os rebanhos, causando prejuízos enormes aos pastores que não descansam enquanto não os matam.
O PÚBLICO questionou António Sebastião, presidente da câmara de Almodôvar sobre este caso, mas o autarca apenas disse que "é uma situação que está a ser tratada" e que não tem mais declarações a fazer. A GNR de Almodôvar não forneceu qualquer esclarecimento porque o comandante se encontrava ausente.
Autoria: Carlos Dias/ Jornal Público
http://jornal.publico.pt/publico/2004/11/28/LocalLisboa/LL17.html
A vontade k dá era de lhes fazer exactamente o mesmo, principalmente a kem tem poder de efectivamente alterar as coisas ou castigar culpados como exemplo e k diplomaticamente nao faz nada...detesto politicos
Liguei para a câmara de Almodovar, falei com o responsável do Recursos Humanos e nem sabia do caso.?!?
Estava a leste da situação, e disse para concluir:
"E agora quer fazer o que?"
Mostra o pais que temos.
Isto só mesmo em Portugal, porque infelizmente as leis que regulamentam este país não funcionam como deviam, e infelizmente nestes casos nunca se faz justiça, pergunto onde estão os direitos dos animais???
Sem comentários. E os alunos também não fizeram nada.
É tudo igual.... escomalha. E este é o país profundo...
BEstas. E pensar que a lei probie isto e ninguem vai fazer nada. Não acredito que a Liga vá para tribunal como devia ir. Alguem tinha de ir para tribunal.
fiquei chocada com a noticia..já a tinha visto ontem mas não tive tempo para ler na integra. Como é que é possivel.........ainda por cima com crianças a assistir....................é o horror total. Crimes desses deviam ser punidos (e está na lei ) com penas de prisão pesadas....infelizmente não são, são ignorados pela lei como delitos menores (ou nem isso). Que mundo este!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
uma situação que esta a ser tratada??? cambada de gente estupida sem coração nem um pingo de sensibilidade! essa gente devia era ser abatida da mm forma, mas eu nao ia gritar indignada pelo contrario!
e nestas alturas que eu perco esperança, me sinto evergonhada por pertencer a esta especie ma e parasita, que so sabe estragar o que ha de bom :/
espero muito sinceramente tudo de mau para esses estupores, e se houver um pingo de justiça universal, td ha-de regressar em desgraça em paga pelo que fizeram ao cao!
Claro que a GNR não vai tomar nenhuma atitude e estes fulanos, no máximo dos máximos, e para tapar os olhinhos ao povo, são capazes de levar uma reprimenda e mais nada. É triste assistirmos a casos destes em pleno século XXI, mais triste ainda é saber que existem certas associações que andam por aí a fazer muito estardalhaço, a boicotar touradas, circos e lojas (o que só lhes fica bem), mas no entanto quando são chamados para ajudar nestes casos que, infelizmente, são diários e constantes, descartam-se muito diplomáticamente e fecham os olhos ao sofrimento atroz de cães e gatos. Será que estes bichinhos são menos aos olhos de Deus do que os toiros, os grandes felinos, os elefantes, as martas e as chinchilas???
Peço desculpa se ofendo alguém, mas tinha de desabafar!
Que notícia mais horrível. Fiquei em " estado de choque " ao ler tamanha barbaridade. Ai se essa "escumalha" vivesse no país onde eu vivo, neste momento estavam na prisão. Atrasados mentais...
Eu julgava que semelhante mentalidade (se é que, neste caso, se lhe pode chamar tal) já estava erradicada, mesmo dos acéfalos mais retrógrados!
Mas, provável e infelizmente, a única diferença que este caso tem em relação aos outros, como disse a irefraz, é o facto de ter sido divulgado em público. Quantos cães, gatos e outros não-humanos são todos os dias mortos de forma cruel, só para deleitar "mentes" sádicas, sem que a opinião pública ou a justiça saibam?
Fala-se em (e julga-se em tribunal) eutanásia e aborto e preservar a vida a todo o custo... mas ao menos, nesses casos, a morte vem sem sofrimento e para evitar sofrimento. São casos como este que quase me levam a desejar o regresso da pena capital a Portugal. Não se perderia nada de valor ao dar a esses energúmenos o mesmo destino que deram a tantas vítimas inocentes, e provavelmente poupar-se-iam muitas vidas ao fazer com que esses não voltassem a cometer semelhantes atrocidades.
Nojo,nojo é o k sinto dp d ler isto!é uma vergonha!!! Mas no fim de contas n m posso admirar pois estamos em Portugal e esta é infelizmente a mentalidade d mtos Portugeses!Tou revoltada enojada sem palavras mesmo!!!
A Sasha disse tudo......"espelho do nosso país(povo,mentalidade,etc)"....
Sem comentários....a revolta e vergonha,nojo e ódio que provoca esta notícia, deixa qualquer um que tenha um mínimo de sensibilidade completamente sem palavras e reacção....
E isto é o que chega aos jornais...Fica-se com um nó cá dentro e triste com tanta insensibilidade (embrutecimento?). Este jornalista também mostrou mais interesse pelo assunto do que é 'normal', pelo menos nos jornais mais ´sérios' .