A família Chi-Yen tinha um gato maravilhoso. O senhor Chi-Yen tinha o seu gato num tal apreço que pensou em chamar-lhe Tigre.
Depois do almoço, quando se reuniu com os seus vizinhos, falou no assunto. Ao saber disto, um vizinho fez notar: “O Tigre é, na verdade, uma criatura feroz, mas não é tão místico ou cósmico como o dragão. Os gatos são místicos e cósmicos. Devias mudar o nome do teu gato para Dragão.”
Outro vizinho olhou para o gato e disse: “Sem dúvida que o dragão é mais místico que o tigre. Quando voa no céu, a maior altitude, descansa sobre uma nuvem. E isto significa seguramente que uma nuvem é mais poderosa que o dragão. Deverias mudar-lhe o nome para Nuvem.”
Porém os outros vizinhos não estavam de acordo. Estavam dispostos a defender os seus pontos de vista acerca do verdadeiro nome do gato do senhor Chi-Yen. Um deles disse: “Quando as nuvens escuras se apoderam no firmamento, quem as dissipa? O vento. Deverias mudar o nome do gato para Vento”.
Um outro vizinho interveio: “Desde sempre, o vento é poderoso, mas quando se levanta uma tormenta de vento, onde procuramos refúgio? Por detrás dos muros das nossas casas. Os muros protegem da fúria do vento. De acordo com isto, deverias mudar o nome do gato para “Muro”.
“Não, não, não”, disse outro vizinho. “Claro que os muros são fortes, ninguém diz que não o são, mas nem sequer o muro mais forte e bem construído pode resistir diante dos dentes roedores dos ratos. Com toda a certeza que o gato se deverá chamar Rato”.
O senhor Chi-Yen, que tinha estado a ouvir atentamente e com paciência todos os seus vizinhos, pôs-se de pé de repente, e antes de sair, disse: “Agora compreendo porque o gato se chama Gato”.
Lenda chinesa, sobre o porquê do nome "gato".
|