Também conhecida como erva-gato, erva-dos gatos ou gatária, a catnip é uma erva com elevado poder de atracção para os gatos, utilizada por isso na confecção de brinquedos, postes para arranhar ou sprays.
A catnip é originária do Mediterrâneo e terá sido levada para as Américas pelos colonizadores pelos seus poderes medicinais. É considerada anti-ácida, tónica e cicatrizante, sendo também utilizada em cataplasmas contra a artrite e o reumatismo.
Nos gatos a atracção revela-se pela libertação do seu aroma, o qual se torna inebriante para estes animais, que ficam literalmente embriagados com o seu aroma. Os gatos esfregam-se freneticamente onde se encontra o aroma e daí a colocação desta erva em objectos, como os postes arranhadores, destinados a que os gatos afiem (ou desbastem) as unhas.
Também se pode utilizar as folhas secas para colocar numa almofada ou em brinquedos para os gatos.
Aqui encontras a erva seca e almofadinhas, arranhadores e mais com catnip.
http://pet4you.net/component/page,shop.browse/option,com_virtuemart/Itemid,35/
Sementes, sementes, vi à venda aqui:
http://www.loja.jardicentro.pt/product_info.php?products_id=2438&osCsid=914d6600b228b142f47fa42e486e8798
mas não sei que espécie de erva dos gatos será... Porque dentro da ocidental e da oriental há várias: umas mais parecidas com a hortelã, outras tipo erva, outras que para mim não se parecem com nada... É daquelas coisas, se comprares avisa a reacção do teu gato!
A quem procura arranjar sementes desta erva, o nome científico é Nepeta Cataria. Conheço quem a arranjou em Vila Nova de Gaia, num viveiro, sob o nome de erva-dos-gatos.
O catnip é uma maravilha!! O Sarapico fica doido com aquilo: quando lhe comprei um arranhador em cartão salpicado com sementes de catnip, babou-o todo! Parecia tolinho, a esfregar-se sem parar! Depois ficou caído, com uma grande moka! Outra coisa que lhe dá o mesmo efeito são as formigas. Sim, as formigas...
Já agora... algo caiu com certeza no meu tapete da sala, porque num determinado sítio todos os meus gatos (inclusive a pequenina Cali, que nunca mostrou interesse pelos bonecos com catnip) cheiram imenso aquele local e depois rebolam-se lá em cima (a reacção típica ao catnip). Confesso que já andei lá de nariz colado mas não me cheira a nada, nem sei o que possa eventualmente ter ali caído que agora lhes provoque esta reacção...
Em resposta ao DireWolf e como comentário ao artigo, onde falta essa informação: o catnip não provoca habituação nem dependência. É o que dizem vários outros artigos que li sobre esta erva e é algo que pode ser constatado por observação. Os meus gatos adoram morder e rebolar com os bonecos com catnip mas isso não dura mais que 5 minutos (há artigos que falam em 15 minutos). Passado esse tempo fartam-se e afastam-se deles, como se se tratassem de brinquedos normais. Se provocasse habituação ou dependência, teríamos gatos que passariam o tempo agarrados a arranhadores que tivessem esta erva impregnada, ou que passariam os dias a rebolar-se no chão
Se essa erva é tão inebriante para os gatos, e fazendo a transposição para o caso humano: será que o catnip provoca habituação, talvez até dependência?