|
Artigos
» Informação » Notícias
|
Dia do Animal: Câmara de Coimbra introduz inquérito obrigatório para adoptantes |
Dia do Animal: Câmara de Coimbra introduz inquérito obrigatório para adoptantes
4 de Outubro de 2007, 17:53
Autor: Fonte: http://www.cm-coimbra.pt/741.htm | | Animal no Canil de Coimbra |
Coimbra, 04 Out (Lusa) - O Serviço Médico Veterinário Municipal da Câmara de Coimbra vai passar a realizar um inquérito aos interessados em adoptar animais de forma a promover "uma adopção responsável", revelou hoje o vereador Luís Providência.
"Muitas vezes, verifica-se a adopção por instinto por pessoas que, passados uns dias, abandonam os animais", disse o vereador da Câmara de Coimbra à agência Lusa.
O inquérito, apresentado hoje em conferência de imprensa, contém duas dezenas de perguntas sobre as condições que a pessoa interessada em adoptar uma animal do Canil e Gatil Municipal de Coimbra pode garantir, e é acompanhado por um termo de responsabilidade, visando evitar o seu abandono futuro.
A introdução do inquérito obrigatório no Canil e Gatil Municipal começou hoje, Dia Mundial do Animal e do Médico Veterinário, tendo sido acompanhada pela aplicação gratuita do "microchip" (identificação electrónica) em todos os canídeos adoptados hoje.
De acordo com o vereador, o concurso para o alargamento do Canil e Gatil - Centro Municipal de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Coimbra - vai ser lançado até ao final do ano.
Esse alargamento vai permitir criar zonas específicas para albergar animais de grande porte, exóticos e aves, além do aumento das áreas destinadas aos recursos humanos.
Na conferência de imprensa, realizada no âmbito do Dia Mundial do Animal e do Médico Veterinário, foram também divulgadas as campanhas de sensibilização e informação da população sobre as "Regras cívicas a ter com os animais de companhia" em geral e, sobretudo, com os canídeos considerados perigosos ou potencialmente perigosos.
Estas campanhas começaram hoje - Dia de S. Francisco de Assis, santo e patrono dos animais - com a distribuição de panfletos e uma recolha de donativos, continuando a divulgação daquelas brochuras em parques públicos e locais da cidade de maior afluência de pessoas, numa iniciativa que conta com o apoio do Governo Civil de Coimbra e das autoridades policiais do concelho.
Também vão merecer divulgação as actividades e funções oficiais da competência do Serviço Médico Veterinário Municipal de Coimbra (do Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida da autarquia), enquanto autoridade sanitária veterinária do concelho.
Na conferência de imprensa, que decorreu no Canil Municipal de Coimbra, estiveram presentes a médica veterinária da autarquia, Filomena Ramalho, e representantes da PSP e da GNR.
De acordo com o vereador Luís Providência, este ano deram entrada no Centro de Recolha 1040 animais, dos quais 750 eram cães.
MCS
Lusa/Fim
Fonte
Sapo/Noticias- Lusa, 4 de Outubro de 2007
|
|
Versão para Impressão Enviar a um amigo |
|