Uma iniciativa diferente pelas crianças e pelos animais!
No dia 14 de Janeiro, a ABRA iniciou um novo projecto no Centro Social Padre David, em Ruílhe - Braga. Levar cães até a crianças deste centro e, trabalhar com um grupo de cinco crianças anteriormente seleccionado pela psicóloga do centro, Dra Paula.
Autor: ABRA
Faísca com a Luana; Pégaso com a Sílvia, Kleya com a Rita e a Branca com o Tanu
A chegada ao Centro Social foi feita com um pouco de ansiedade por parte dos voluntários da ABRA.
Foram extremamente bem recebidos pelos assistentes do centro social e os cães automaticamente se tornaram o centro de atenções dos miúdos e graúdos.
Havia já um espaço pré-destinado para o convívio e terapia com os cães.
Foi extremamente gratificante, tanto para a ABRA, como para o pessoal auxiliar do centro ver a enorme transformação e apego das crianças aos animais, quando no início, algumas mostravam bastante receio.
A primeira parte, com um grupo restrito de crianças, decorreu ao longo de aproximadamente uma hora, após isso, fizeram um curto intervalo para relaxar e recompensar os cachorros pelo seu magnífico trabalho.
Em seguida voltaram, mas para o recreio, e desta vez com dezenas de crianças prontas a "atacarem" os nossos cães com mimos e carinhos.
Foi a alegria geral dos miúdos!
Depois de tanto carinho e diversão, terminou-se a sessão com lamento da parte dos meninos mas com a promessa de que, brevemente, os seus novos amigos voltariam para matar as saudades e receber mais uma boa porção de mimos.
Esta primeira sessão ultrapassou todas as expectativas da ABRA. Decorreu maravilhosamente e tanto a ABRA como os cães foram recebidos de braços abertos por todo o centro e, mais importante que tudo, pelas crianças.
Inicialmente, as sessões irão decorrer a um ritmo semanal, tornando-se com o tempo, mais espaçadas.
A ABRA sente-se deveras feliz e orgulhosa por ter a oportunidade de, nas tardes de domingo, abrir mais um coração e pôr um brilhozinho nos olhos de cada criança.
Assim, toda a ABRA agradece o apoio e a oportunidade dadas pelo Centro Social Padre David nesta boa causa.
E depois do sucesso no Centro Social Padre David, dia 14 de Abril, a ABRA iniciou um novo projecto no Colégio de S. Caetano, em Maximinos - Braga, a decorrer em paralelo com o projecto do Centro Social Padre David.
A ABRA vai trabalhar com um grupo de 5 crianças escolhidas pela psicóloga do colégio, Dra. Cláudia Reis, havendo sempre uma comunicação constante entre os voluntários da ABRA e o corpo de apoio do colégio acerca da evolução comportamental das crianças.
No recinto destinado à sessão os canitos foram apresentados às crianças, que progressivamente foram sendo encorajadas a interagir com os seus novos amigos.
As crianças, alegremente, tiveram oportunidade de fazer festas e de passear os canitos.
Viu-se que estavam muito contentes com estes seus novos companheiros e prontos para novas experiências.
Houve ainda tempo para escovar os canitos. Estas simples acções incutem nos intervenientes a empatia muito desejada nestas sessões, de forma a aumentar o grau de confiança das crianças.
A sessão prolongou-se por 45 minutos e repetir-se-á, quinzenalmente, até ao mês de Julho.
Depois de tanto carinho e diversão, terminou-se a sessão com pena da parte dos meninos mas com a promessa de que, brevemente, os seus novos amigos voltariam para continuar com o saudável convívio e receber mais uma boa porção de mimos.
Mais uma vez a ABRA sente-se feliz e orgulhosa por ter a oportunidade.
Assim, toda a ABRA agradece o apoio e a oportunidade dadas pelo Colégio de S. Caetano nesta sua boa causa; pelas crianças.
Para conhecer melhor o trabalho da ABRA clique abra.org.pt
Bom dia. Sou recente neste site, mas tenho andado a ler os vários tópicos e achei esta iniciativa muito interessante e estou convencida que contribuirá para a recuperação destes jovens.
Já agora, venho falar sobre um filme que vi, há bastante tempo, no Canal Hallmark, também sobre este tema, que achei muitíssimo bem feito.
Não sei o nome do filme, e não tenho a certezas, mas parece-me que se baseava num caso verídico. Não quero afirmar!
É o seguinte:
Numa prisão de mulheres nos USA, uma freira que lá dava apoio, começou um programa experimental de insersão de cães (que ela foi buscar a um canil de animais abandonados) e que foram entregues às prisioneiras, vivendo com elas diariamente e ao mesmo tempo iam sendo treinados, por elas, para executarem várias tarefas com o fim de posteriormente serem entregues a pessoas com deficiências, que vivendo sós, necessitavam de ajuda (ex: abrir uma máquina de lavar roupa, colocar e tirar a roupa, acender luzes, abrir frigos, etc.).
É claro que provávelmente existe um pouco de exagero nas capacidades dos animais para executarem estas tarefas, mas o que ressalta de tudo isto, é a transformação que os animais fizeram no comportamento destas mulheres que se encontravam desmotivadas de tudo.
Depois de contradições de vária ordem, o programa conseguiu vencer a resistência das autoridades responsáveis pela prisão e foi um sucesso, embora ao serem entregues os animais, e como é óbvio, houve muito desgosto por parte destas mulheres quando se separaram dos cães a quem já se tinham afeiçoado.
Mas entretanto, o programa continuou, pois o final do filme mostra a freira a trazer novo grupo de cães para o mesmo fim.
De tudo isto, e à semelhança do que mostram neste vosso programa, não seria possível fazer uma coisa semelhante também com adultos ? E da mesma forma resgatar animais que se enciontram em canis, sabe-se lá em que condições ?
Pedindo desculpa da ousadia, deixo aqui a minha sugestão.
Bem hajam pelo vosso trabalho e continuem com coragem e boa vontade.